domingo, 25 de janeiro de 2009

O Medo e a Culpa

Eu tenho um amigo que vai se mudar. Pra longe. Estou com aquela sensação infantil, de quando acabavam as férias e todos teus amigos da praia iam para suas casas. Mas não vou perder o contato, inclusive quero continuar a fazê-lo até por meio deste blog.
Mas me lembrei dele agora, no meio do meu plantão, em virtude de duas coisas: o Medo e a Culpa. Durante a faculdade formulamos, eu e ele, a teoria que tudo era regido por esses dois sentimentos. Muitos me contradisseram, me criticaram e até me deram fortes argumentos contra a nossa tese. Mas o fato é que volta e meia eu me deparo com situações que só podem ser explicadas pelo medo e a culpa. Até pode haver diferentes manifestações, mas o cerne, o âmago do problema, sempre está relacionado com algum temor, ou com o sentimento de culpa. Às vezes temos dificuldade para começar um relacionamento - muitas vezes é o medo da rejeição que nos atrapalha. Outras vezes não conseguimos acabar com uma relação - a culpa que sentimos por magoar a pessoa em questão nos perturba. E assim seguimos em várias situações. Eu sempre acabo achando uma ou outra ocasião para exemplificar. É amigo, é copa do mundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário